terça-feira, 10 de maio de 2011

Agricultura Convencional, o que é?

Os agrotóxicos já mataram, mutilaram e envenenaram muitos indivíduos no campo e nas cidades. As pessoas estão se envenenando aos poucos pelos resíduos tóxicos através da comida e da água.

O uso de venenos químicos artificiais para controlar as populações de pragas na agricultura iniciou-se na década de 50 e foi implantado por interesses políticos e comerciais. O “modelo convencional” tal qual foi denominado acarretou a expansão de lavouras cultivadas e grande escala e, consequentemente, esses venenos passaram a ser amplamente comercializados e produzidos. Esse fato foi chamado de Revolução Verde.

As grandes empresas do agronegócio que produzem e vendem os agrotóxicos omitem a verdadeira face dos venenos no intuito de enganar os agricultores que, infelizmente, acabam sendo influenciados, sem sequer imaginar o mal que tais venenos acarretam à saúde tanto das plantas, do solo e a sua própria. E quando os agricultores sabem dos males provenientes dos chamados “remédios”, muitos ignoram seus riscos; uns por interesses comerciais, outros por dificuldades diversas, que vão desde a dependência com o modelo convencional ao medo de perder a lavoura.

Os envenenamentos por pesticidas ocorrem de diversas maneiras seja por contato direto nas plantações ou ingerindo os produtos envenenados e os sintomas se manifestam em 2 ou 4 horas depois do contato com a pele ou de 15 a 60 minutos depois da ingestão. Nos efeitos incluem náuseas, vômito, cólicas abdominais, diarreia, suores, salivação, entre outros, podendo levar a morte.

A terra é violada com agrotóxicos, maquinários, adubos químicos e tudo isso é prejudicial ao meio ambiente e a saúde dos consumidores. Esta devastação do meio ambiente agravou o problema da fome, o aumento dos conflitos por terras e a migração para as cidades. Também é notório os problemas da erosão dos solos, as matanças das selvas e dos animais, o aumento de pragas e as doenças em animais (nós também somos).

Este é um pequeno informativo que visa alertar e levar esta discussão para a população, no intuito de pensarmos y vivenciarmos práticas ecológicas por um mundo ambientalmente sustentável.

O Autor, Henrique é resistência na oKupA Toren!

2 comentários:

Anônimo disse...

É lógico que a agricultura convencional só está"Envenenando"o ser humano.Esses agricultores jogam muito adubo industrializado e veneno nas plantas.
A agricultura orgânica pode ser um pouco nojenta mais é mais natureba,e mais cara também.
Então entre a agricultura orgânica e a convencional prefiro a orgânica!.

Anônimo disse...

Pelo contrário, a agricultura orgânica não é mais cara, e a culpa não é dos produtores, eles são "obrigados" a utilizar agrotóxicos, ao pegar um empréstimo no banco eles tem que comprar sementes transgênicas, que só irão produzir bem se receberem o tratamento devido, que são os agrotóxicos, a ao comprarem as sementes os agrotóxicos vem junto, como um pacote. Eles viram reféns, mesmo sem querer, e se não produzirem deste jeito, não conseguiram competir no mercado.