segunda-feira, 23 de maio de 2011

Espetáculo documental problematiza a relação com a terra

Grupo de Consumidores indica!

EM CARTAZ: Sertão.doc

SINOPSE


“Sertão.doc” trata das hodiernas questões que envolvem a sociedade campesina brasileira. A dramaturgia do espetáculo foi construída num processo colaborativo, partindo das referências que os atores-pesquisadores vivenciaram nos assentamentos de reforma agrária do Ceará e da opção por um texto fragmentado em quadros cênicos que começam e terminam, podendo ser "lincados” ou não com o quadro seguinte.

Trata-se de um documento vivo, um dossiê cênico, uma coleção de documentos que discutem pontos importantes acerca da questão da terra e da reforma agrária, desde o latifúndio e a perseguição política até o agronegócio, a revolução verde e a moderna reflexão sobre agroecologia. São abordados temas como a seca de 1970, a presença autoritária e hierárquica do capitão, a luta pela reforma agrária e contra o poder capitalista, além da conquista dos assentamentos, utilizando, entre vários elementos, a estética do reisado enquanto efeito cênico.

Partimos da necessidade de mostrar a visão urbana sobre o assunto em questão. Da consciência que precisamos discuti-lo, bem como apresentá-lo aos homens da cidade, debatendo as relações de poder apresentadas no espetáculo.



Dia 15, 22 e 29 de maio de 2011, às 20h

Local: Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Cultural Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Mais Informações: (85) 3488 8600/ (85) 3488 8608

Nenhum comentário: