quarta-feira, 12 de maio de 2010

CARTA DE PRINCÍPIOS DO GRUPO DE CONSUMO RESPONSÁVEL DO BENFICA

Somos um coletivo que deseja multiplicar a idéia de uma sociedade justa, saudável e sustentável, com alimentos sem produtos tóxicos, buscando uma saída para um problema muito grave que impede a sustentabilidade da vida humana e do planeta, o consumismo. Estamos cientes da problemática ambiental que essa sociedade vem causando e nos unimos para consumir diferente, promovendo dessa forma responsabilidade social e ambiental, para que todos da família tenham acesso a uma alimentação de qualidade.
Desejamos modificar esse cenário consumindo produtos saudáveis, provenientes da Agricultura Familiar e buscando uma autonomia alimentar pela agrobiodiversidade. Queremos uma mudança de atitude e nos propomos a nos organizarmos em prol de um Consumo Responsável. Buscamos uma relação de consumo diferenciado a qual parte do contato direto entre produtor e consumidor e propicia uma equação sempre positiva, onde os agricultores ganham espaço de comercialização solidária e os consumidores ganham acesso a alimentos de qualidade.
Entendemos como Consumo Responsável aquele que é praticado sem desperdícios e que valoriza a produção Agroecológica, o Saber Origem do produto e o Trabalho do Agricultor. É o consumo de bens e alimentos produzidos de forma responsável, sem impactos ambientais gerando saúde pra pessoas que o consomem.
Dessa forma precisamos fazer escolhas mais justas = conscientes enquanto consumidores responsáveis. Negarmos alguns produtos e estabelecermos princípios de igualdade e justiça social/ambiental nessa nova relação de Consumo e comunicação responsável a que nos propomos. Queremos segurança alimentar com critérios ecológicos para a conservação do planeta, garantindo assim sustentabilidade para as futuras gerações. Por estas razões fazemos nossa escolha.
Buscamos promover tanto um consumo quanto um comunicação responsável, e oportunizando o acolhimento de produtos oriundos dos pequenos produtores, proporcionando a estes melhores condições de produção e comercialização. Queremos, através de reuniões e atividades lúdicas, cativar cada vez mais Pessoas para o Grupo de Consumo Responsável do Benfica. Construir em Fortaleza, nossa capital, a primeira feira solidária de produtos agroecológicos de caráter permanente. Sempre na perspectiva da construção coletiva, expandir-se para todos os setores da sociedade, estreitando as relações entre o campo e a cidade, implicando em qualidade de vida para todos e todas. Uma feira que venha atender as necessidades de homens e mulheres conscientes de seu dever para com o planeta e consigo mesmo e, assim, paralelamente, um trabalho de conscientização política.
Por fim desejamos aqui nos solidarizar com o Planeta e a Agricultura Familiar, entendendo que somente é possível Sustentabilidade através do Princípio da Interdependência entre Produção Agroecológica e Consumo Responsável, para a construção de um mundo de Paz e Amor. Precisamos comprovar e provar que é possível realizar ações coletivas em favor da Natureza e de Nós mesmos e assim, criar uma Nova Cultura de Consumo Responsável a partir da mudança do nosso padrão de consumo e, a partir de nossa ação, sensibilizar e estimular todos e todas a construírem coletivamente esse novo mundo.

Fortaleza, 16 de março de 2010.

Nenhum comentário: