segunda-feira, 7 de junho de 2010

Feira Agroecológica do Benfica mobiliza mais consumidores no Dia Mundial do Meio Ambiente















A feira tem sido referência de participação solidária e troca de experiência a partir de uma visão sustentável pautada no princípio ecológico, saudável e justo

Para aproximar ainda mais o cidadão da cultura de paz e do consumo consciente, o grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica juntamente com produtores da agricultura familiar realizaram neste último sábado (05 de junho), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Feira Agroecológica do Benfica. A feira contou com o apoio de grupos, movimentos e instituições que prestam serviços de assistência à cidadania.

O objetivo da feira, que já está indo para sua oitava edição, é criar um espaço de diálogo sobre consumo consciente através de oficinas e atividades culturais, além de estimular a venda de produtos agroecológicos advindos da agricultura familiar. Os produtores, que são articulados pelas Bases de Serviços e Comercialização (BSC) do estado, garantem que todos os produtos vendidos na feira possuem um manejo diferenciado, livre de agrotóxicos, e com preços acessíveis aos consumidores.

Atividades EcoSustentáveis

Durante a última feira o fotógrafo cearense Zé Albano, que há anos vem contribuindo com uso sustentável dos recursos naturais na comunidade de Sabiaguaba, ofereceu aos participantes uma demonstração de como produzir um forno solar. O forno solar é uma alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica, além de deixar os alimentos mais nutritivos e saborosos com a energia do sol. Quem quiser mais informações sobre como construir seu forno solar, basta acessar o blog do Zé Albano: http://fornosolar.wordpress.com/.

Além disso, os consumidores responsáveis puderam tirar dúvidas sobre Direito do Consumidor com o PROCON itinerante, aprender a reaproveitar alimentos com o SESI, receberam mudas e dicas agroecológicas com o Grupo de Agroecológico da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (EDUCOM), que distribuiu cartilhas sobre consumo consciente. A feira contou também com apresentações musicais, piquenique vegetariano para debater sobre alimentação natural e um momento de trocas solidárias onde as pessoas puderam trocar roupas e acessórios.

De acordo com a Fernanda Rodrigues, Diretora da Associação Civil Alternativa Terrazul e membro do Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica, a feira está ganhando cada vez mais espaço. “Nós estamos começando a conquistar um público comprometido com a sustentabilidade socioambiental. Cada vez mais pessoas têm vindo comprar produtos agroeológicos e participar dos diálogos sobre meio ambiente e consumo responsável. Nossa idéia é que isso se amplie e envolva os outros bairros de Fortaleza, ressalta.

Fonte: Comunicação Alternativa Terrazul (www.alternativaterrazul.org.br)

Nenhum comentário: