sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Matéria da Feira no Diário do Nordeste


14.10.2010

Alimentos saudáveis: Feira com sabor de saúde

Ingredientes fresquinhos, comprados direto dos produtores e sem agrotóxicos. É o que isso a população encontra na Feira Agroecológica do Benfica, que acontece em sábados alternados, na pracinha da Gentilândia

Publicado por Portal Verdes Mares

Ingredientes fresquinhos, comprados direto dos produtores e sem agrotóxicos. É o que isso a população encontra na Feira Agroecológica do Benfica, que acontece em sábados alternados, na pracinha da Gentilândia

A iniciativa, criada e mantida pelo Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica, surgiu em março deste ano, com apenas três barracas.

Ao longo do tempo, a feira chegou a trazer representantes de associações de produtores de Canindé, Quixadá, Itapipoca, Mulungu e Maciço de Baturité.

Hoje, apenas o Maciço participa, por meio do consórcio de Segurança Alimentar, que representa cerca de 25 produtores.

“Antes tínhamos um financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário para ajudar a fazer o transporte até Fortaleza. Agora apenas a associação do Maciço, que é autossuficiente, pode pagar o frete”, lamenta Fernanda Rodrigues, membro do Grupo de Consumidores e do Instituto Terrazul, parceiro do projeto.

A jovem adianta que o Grupo está tentando obter um novo financiamento. “Talvez dê certo. A ideia é aumentar a feira até o final do ano, ver mais assentamentos, trazer mais produtores”, revela.

Apesar do número reduzido de produtores, a Feira ainda pode render boas compras. Tanto que é preciso chegar bem cedo a fim de garantir sacola cheia. No último sábado, o Guia do Sabor passou por lá, mas por volta de dez horas já havia pouquíssimos produtos à disposição do público.

“As donas de casa costumam chegar quando as barracas ainda estão sendo montadas. Embora o horário divulgado seja de 7 horas ao meio dia, é bom chegar o quanto antes”, avisa Fernanda. Entre os itens restantes, havia legumes, verduras, alguns laticínios e diversos tipos de temperos.

Além da associação dos produtores do Maciço, o Sítio Vale da Biodiversidade, da cidade de Mulungu, também integra a feira, com café pilado, doces caseiros e outros produtos.

“Embora livres de agrotóxicos, os produtos daqui não são orgânicos, mas agroecológicos. Ou seja, não têm uma certificação oficial, que é muito cara para os pequenos agricultores obterem. Eles passam, na verdade, por uma certificação participativa”, explica a Fernanda Rodrigues.

Na prática, Isso significa que técnicos e instituições envolvidos na capacitação dos produtores garantem que eles seguem determinados requisitos.

A lista inclui adubo natural (sem fertilizantes, pesticidas e outros químicos), o respeito à sazonalidade, à biodiversidade e ao trabalhador, que trabalha com a família, sem patrão. Com tantos atrativos, incluindo o fator sustentabilidade, vale conferir as ofertas.

Serviço
Feira Agroecológica do Benfica
A próxima edição acontece em 23 de outubro. A programação inclui atividades extras, como oficinas e piquenique vegetariano. Confira a lista completa em http://consumidoresresponsaveis.blogspot.com

Um comentário:

Asterix & Obelisk disse...

Oi

gostaria de saber mais sobre a FEIRA ECOLOGICA, com quem posso falar?
acho muito importante essa tentativa de Popularizar a ideia de alimento saudavel.